Pular para o conteúdo principal

As quatro operações

    13/09/2022


Também para as quatro operações, o processo de ensino-aprendizagem vai depender de como a gente pensa cada uma delas... como assim?

Quer dizer que não há um jeito único de resolver as operações?

Isso mesmo. Apesar de uma ou outra forma terem sido convencionadas como as formas 'clássicas', há muitas formas possíveis e a criança pode propor outras ainda não pensadas. Uau!

por isso...

apresentar aos alunos caminhos diversos, valorizar as hipóteses que cada um desenvolve e aceitar a possibilidade de encontrarem caminhos distintos para a resolução da conta são atitudes bem vindas e inspiradoras!
😉

Na adição:

-Importante compreender e fazer compreender a ideia do “vai um”: utilizamos um sistema numérico de base 10. O ábaco e o material dourado ajudam nesta tarefa.

-Portanto, o “vai um” significa a transformação de dez unidades em uma dezena.

Na subtração:

-Importante compreender a ideia do problema proposto: subtrativa (retirar), comparativa (comparar) ou aditiva (adicionar):

-Tinha 5 figurinhas, perdi 2, com quantas fiquei?

-Tenho 5 figurinhas, meu irmão tem duas, quantas figurinhas tenho a mais do que ele?

-Na página do meu álbum cabem 5 figurinhas, tenho 2. Quantas figurinhas faltam?

-Trabalhar a ideia de, quando for subtrair um número maior de um número menor, transformar uma dezena em unidades.

-Trabalhar a ideia de, quando for subtrair um número maior de um número menor, transformar uma dezena em unidades.

-Evitar, ou eliminar, a afirmação “tomar emprestado”, já que não será feita devolução (é roubo!😎). Substituir por “transformar” uma dezena em dez unidades.

-Propor outras possibilidades/estratégias, como a subtração com reservas (igualar as unidades do subtraendo e do minuendo, compensação -acrescentar número às unidades de forma que o minuendo fique maior ou igual ao subtraendo-...).

Na multiplicação:

-Importante trabalhar a ideia de proporcionalidade

-Disposição retangular, raciocínio

-Técnica das mãos: uma para a tabuada do 9, e outra para a tabuada do 6 ao 10.

-Método Gelósia

Na divisão:

-...


E essa foi a noite do quinto dia!

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina 2: Pizzaria das frações

 18/10/2022 O conteúdo foi preparado pensando em uma turma da 3° ano do ensino fundamental. A equipe trabalhou com os conceitos de 1/3 ou terça parte, 1/2 ou metade e 1/4 ou quarta parte

Sequência didática

 24/11/2022 A sequência foi realizada no dia 24 de novembro de 2022, em uma turma do 3º ano do Colégio Francisco de Paula, localizado no Benedito Bentes. Participaram da atividade 8 alunos com idades entre 8 e 9 anos. Segue o registro da realização dela. A princípio as crianças ficaram bem curiosas sobre o que seria feito e qual o tipo de atividade que seria passada para elas. Após entregar as fichinhas com a situação-problema, percebemos que algumas delas estavam mais interessadas em dividir os confeitos entre si do que realizar a atividade, um dos meninos da turma falou que não gostava muito de matemática e apresentou uma pequena resistência em realizar a atividade, mas, por fim, deu tudo certo.  A sequência didática teve como objetivo trabalhar com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais a ideia de Terça Parte , bem como relacionar esta ideia com o triplo de determinada quantidade. Além disso, procuramos possibilitar a exploração desse conceito por meio de m...

Oficina 5: Área, perímetro e volume

 08/11/2022 A equipe procurou trabalhar os conceitos de forma lúdica, explorando sempre a relação entre o conceito científico da figura e senso comum: Para a área, a pergunta era quantos quadrados de 1cm x 1cm coub Para o perímetro, qual a distância percorrida para fazer o contorno? Para o volume... bom o volume é o espaço ocupado por um sólido, ou sua capacidade de comportar substâncias. Aliás, como as demais equipes :-)