20/09/2022
A percepção geométrica pode - e deve - ser trabalhada desde a educação infantil.
A criança deve ser convidada a olhar a figura de vários ângulos, tocá-la, para ir desenvolvendo sua percepção da figura.
As diversas formas geométricas - planas (bidimensional – largura
e cumprimento) e formas espaciais ou sólidos geométricos (tridimensionais –
largura, cumprimento e altura) - devem ser desvendadas pela própria criança pelo toque e observação.
Como?
---As figuras geométricas planas podem ser utilizadas para que a criança faça os contornos de alguma face: quantidades, percepções de espessura, formas, etc.
---Utilizar a percepção geométrica também para desenvolver a percepção algébrica, ou a própria lógica matemática como um todo.
Pela teoria de van Hiele, a nossa percepção pode ser compreendida a partir da definição de alguns níveis:
-1° nível: Visualização – as
crianças nomeiam as figuras
-2° nível: Análise – quais as
semelhanças? Quais as diferenças?
-3° nível: informação / dedução
informal
-4° nível: dedução formal – constrói demonstrações
-5° nível: rigor – geometria vista no plano abstrato