24/11/2022
A sequência foi realizada no dia 24 de novembro de 2022, em uma turma do 3º ano do Colégio Francisco de Paula, localizado no Benedito Bentes. Participaram da atividade 8 alunos com idades entre 8 e 9 anos. Segue o registro da realização dela.
A princípio as crianças ficaram bem curiosas sobre o que seria feito e qual o tipo de atividade que seria passada para elas. Após entregar as fichinhas com a situação-problema, percebemos que algumas delas estavam mais interessadas em dividir os confeitos entre si do que realizar a atividade, um dos meninos da turma falou que não gostava muito de matemática e apresentou uma pequena resistência em realizar a atividade, mas, por fim, deu tudo certo.
A sequência didática teve como objetivo trabalhar com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais a ideia de Terça Parte, bem como relacionar esta ideia com o triplo de determinada quantidade.
Além disso, procuramos possibilitar a exploração desse conceito por meio de materiais manipuláveis e de outras estratégias que são propostas pela dinâmica da resolução de problemas, favorecendo o desenvolvimento de habilidades teórico-práticas acerca do que foi estudado em sala de aula.
A sequência foi estruturada em quatro momentos. No primeiro apresentamos às crianças a ideia de terça parte. No segundo fizemos um aquecimento, para ver se as crianças compreenderam bem o conteúdo. No terceiro trabalhamos a ideia de terça parte por meio de uma atividade utilizando materiais manipuláveis, como o material dourado, palitos de fósforo, palitos de dente e de picolé. Por fim, no quarto momento, pedimos para que as crianças utilizassem uma estratégia própria para resolver o último problema proposto
.