Pular para o conteúdo principal

Matemática - conversando sobre a BNCC


Dia 23/08/2022

Cheguei super atrasado... quase oito. Engarrafamento na Menino Marcelo. Foi uma hora do GBarbosa até a entrada do Aldebaran. Pense!😡

A proposta da aula de hoje é iniciar a reflexão sobre as competências específicas de matemática à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Mas antes, exemplificando como atender aspectos da BNCC, apresentou um jogo com círculos com pontos numerados de 0 a 9. A tarefa é fazer a tabuada, na ordem em que aparece formando figuras geométricas.

Não quero que ele saiba, mas ficou confuso😕, mas acho que dá para pensar depois. Na verdade, dedicamos pouco tempo ao jogo.

Partimos para a BNCC. Professor Carloney Oliveira apresentou...

-Alguns aspectos gerais: referência obrigatória, mas não é o currículo; um insumo para elaboração e revisão dos currículos da educação básica; dá o rumo da educação, diz aonde se quer chegar: os currículos traçam os caminhos; estabelece objetivos e os currículos os caminhos para alcança-los.

Uma reflexão sobre o ensino por competências: importantes na medida em que o mundo, a sociedade, a cultura que vão se transformando e vão requerendo, propondo coisas novas para as pessoas.

-Características do ensino atual, que se refletem, por exemplo, nos livros didáticos: contextualizado, desenvolvido a partir de metodologias e estratégias didático-pedagógicas, com recursos didáticos e tecnológicos, procedimentos de avaliação condizentes, e competência pedagógica das equipes.

-As competências gerais (10), destacando as que abordam de forma direta ou indireta aspectos ligados á matemática: 2, 4 e 7.

Além disso...

-Vimos dois vídeos. O primeiro sobre a manutenção de velhas práticas mesmo havendo modernização de ferramentas e material de apoio. O segundo sobre o uso de jogos nos processos de alfabetização e letramento matemático. Depois posto por aqui.

-Apresentou a Tábua de Pitágoras que sugere muitas possibilidades para trabalhar com números e suas propriedades, bem como as operações matemáticas.

E essa foi a noite do segundo dia!

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina 2: Pizzaria das frações

 18/10/2022 O conteúdo foi preparado pensando em uma turma da 3° ano do ensino fundamental. A equipe trabalhou com os conceitos de 1/3 ou terça parte, 1/2 ou metade e 1/4 ou quarta parte

Oficina 1: Bomboniere dos números decimais

 11/10/2022 Uma oficina bem agitada. Teve atividade coletiva: o bingo. Também, atividade na internet na forma de jogo on line . Perguntas x resposta. Foram 10 perguntas com 4 opções de resposta cada, mas somente uma certa. Ganhava quem respondesse a maior quantidade de respostas certas em um menor tempo. A última atividade, fechando a oficina, foi a representação de um mercadinho de guloseimas. Ir ao mercado geralmente é uma boa experiência para as crianças. Procuraram fazer isso. Confeccionaram dinheiro (notas de 5 reais) e distribuíram entre nós para comprarmos no mercado. O desafio era comprar os produtos, fazer a conta do valor das compras e a conta do troco. E teve brinde...

Sequência didática

 24/11/2022 A sequência foi realizada no dia 24 de novembro de 2022, em uma turma do 3º ano do Colégio Francisco de Paula, localizado no Benedito Bentes. Participaram da atividade 8 alunos com idades entre 8 e 9 anos. Segue o registro da realização dela. A princípio as crianças ficaram bem curiosas sobre o que seria feito e qual o tipo de atividade que seria passada para elas. Após entregar as fichinhas com a situação-problema, percebemos que algumas delas estavam mais interessadas em dividir os confeitos entre si do que realizar a atividade, um dos meninos da turma falou que não gostava muito de matemática e apresentou uma pequena resistência em realizar a atividade, mas, por fim, deu tudo certo.  A sequência didática teve como objetivo trabalhar com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais a ideia de Terça Parte , bem como relacionar esta ideia com o triplo de determinada quantidade. Além disso, procuramos possibilitar a exploração desse conceito por meio de m...