Dia 23/08/2022
Cheguei super atrasado... quase oito. Engarrafamento na Menino Marcelo.
Foi uma hora do GBarbosa até a entrada do Aldebaran. Pense!😡
A proposta da aula de hoje é iniciar a reflexão sobre as competências específicas de matemática à luz da
Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Mas antes, exemplificando como atender aspectos da BNCC, apresentou um jogo com círculos com pontos numerados de 0 a
9. A tarefa é fazer a tabuada, na ordem em que aparece formando figuras
geométricas.
Não quero que ele saiba, mas ficou confuso😕, mas acho que dá para pensar depois. Na verdade, dedicamos pouco tempo ao jogo.
Partimos para a BNCC. Professor Carloney Oliveira apresentou...
-Alguns aspectos gerais: referência obrigatória, mas não é o currículo; um insumo para elaboração e revisão dos currículos da educação básica; dá o rumo da educação, diz aonde se quer chegar: os currículos traçam os caminhos; estabelece objetivos e os currículos os caminhos para alcança-los.
Uma reflexão sobre o ensino por competências: importantes na medida em que o mundo, a sociedade, a cultura que vão se transformando e vão requerendo, propondo coisas novas para as pessoas.
-Características do ensino atual, que se refletem, por exemplo, nos livros didáticos: contextualizado, desenvolvido a partir de metodologias e estratégias didático-pedagógicas, com recursos didáticos e tecnológicos, procedimentos de avaliação condizentes, e competência pedagógica das equipes.
-As competências gerais (10), destacando as que abordam de forma direta ou indireta aspectos ligados á matemática: 2, 4 e 7.
Além disso...
-Vimos dois vídeos. O primeiro sobre a manutenção de velhas práticas mesmo havendo modernização de ferramentas e material de apoio. O segundo sobre o uso de jogos nos processos de alfabetização e letramento matemático. Depois posto por aqui.
-Apresentou a Tábua de Pitágoras que sugere muitas possibilidades para trabalhar com números e suas propriedades, bem como as operações matemáticas.
E essa foi a noite do segundo dia!