Pular para o conteúdo principal

Matemática - começou!

Dia 1: 16/08/2022


Enfim, começamos...

Professor Dr. Carloney Alves de Oliveira deu as boas vindas à turma. A maioria dos alunos/as já havia feito Matemática 1 com ele. Preocupou-se mais em conhecer e ambientar os dois novos alunos. Um deles era eu :-)

De cara, afirmou uma de suas estratégias preferenciais de ensino em sala de aula para trabalhar a matemática: resolução de problemas.

Apresentou rapidamente a técnica do uso dos dedos das mãos como ferramenta para realizar a multiplicação (oi?) Fiquei perdido... vou ter que rever.

Sobre esta técnica, usou exemplos de como uma criança muito próxima a ele tem aprendido matemática, seguindo algumas dicas que deu e dá, mas também propondo caminhos alternativos, próprios, para encontrar solução para os problemas apresentados na escola... Ao ser questionada afirma que “não pode fazer feio na matemática”, pois tem um amigo professor.

Conversou sobre a importância respeitar e incentivar a criança a desenvolver sua própria estratégia de compreensão e resolução dos problemas. O professor pode – deve – apresentar opções, caso o aluno/a não tenha e para ampliar os horizontes.

Após muitos exemplos (ele se empolgou :-) e muitos elogios ao pequeno amigo (será que sente orgulho?), apresentou a ementa e o conteúdo a ser trabalhado no semestre.

Informou sobre a adoção do diário online (esse bendito), um tipo de diário de bordo, como forma de registro das aulas e das atividades a serem realizadas... “o diário online na formação do pedagogo em matemática”: esta é a ideia geral do uso desta forma de avaliação.

As famigeradas AB1 e AB2: as avaliações serão feitas por meio de uma diversidade de modos: o diário online, a presença e participação em sala de aula, avaliações individuais, oficinas temáticas, aplicação da sequência didática (SD) proposta.

A aplicação da SD, cujo roteiro será fornecido pelo professor, será realizada em dia de melhor conveniência para o grupo. Contudo o dia 22/11 não haverá aula (obaaaaaa!) para que, caso o grupo tenha algum problema de data, utilize este dia.

Os grupos de trabalho também foram definidos.

A ementa e o cronograma da disciplina estarão no SIEWEB...

E essa foi a noite do primeiro dia!

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina 2: Pizzaria das frações

 18/10/2022 O conteúdo foi preparado pensando em uma turma da 3° ano do ensino fundamental. A equipe trabalhou com os conceitos de 1/3 ou terça parte, 1/2 ou metade e 1/4 ou quarta parte

Oficina 1: Bomboniere dos números decimais

 11/10/2022 Uma oficina bem agitada. Teve atividade coletiva: o bingo. Também, atividade na internet na forma de jogo on line . Perguntas x resposta. Foram 10 perguntas com 4 opções de resposta cada, mas somente uma certa. Ganhava quem respondesse a maior quantidade de respostas certas em um menor tempo. A última atividade, fechando a oficina, foi a representação de um mercadinho de guloseimas. Ir ao mercado geralmente é uma boa experiência para as crianças. Procuraram fazer isso. Confeccionaram dinheiro (notas de 5 reais) e distribuíram entre nós para comprarmos no mercado. O desafio era comprar os produtos, fazer a conta do valor das compras e a conta do troco. E teve brinde...

Sequência didática

 24/11/2022 A sequência foi realizada no dia 24 de novembro de 2022, em uma turma do 3º ano do Colégio Francisco de Paula, localizado no Benedito Bentes. Participaram da atividade 8 alunos com idades entre 8 e 9 anos. Segue o registro da realização dela. A princípio as crianças ficaram bem curiosas sobre o que seria feito e qual o tipo de atividade que seria passada para elas. Após entregar as fichinhas com a situação-problema, percebemos que algumas delas estavam mais interessadas em dividir os confeitos entre si do que realizar a atividade, um dos meninos da turma falou que não gostava muito de matemática e apresentou uma pequena resistência em realizar a atividade, mas, por fim, deu tudo certo.  A sequência didática teve como objetivo trabalhar com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais a ideia de Terça Parte , bem como relacionar esta ideia com o triplo de determinada quantidade. Além disso, procuramos possibilitar a exploração desse conceito por meio de m...