Enfim, começamos...
Professor Dr. Carloney Alves de Oliveira deu as boas vindas à turma. A maioria dos alunos/as já havia feito Matemática 1 com ele. Preocupou-se mais em conhecer e ambientar os dois novos alunos. Um deles era eu :-)
De cara, afirmou uma de suas estratégias preferenciais de ensino em sala de aula para trabalhar a matemática: resolução de problemas.
Apresentou rapidamente a técnica do uso dos dedos das mãos como ferramenta para realizar a multiplicação (oi?) Fiquei perdido... vou ter que rever.
Sobre esta técnica, usou exemplos de como uma criança muito próxima a ele tem aprendido matemática, seguindo algumas dicas que deu e dá, mas também propondo caminhos alternativos, próprios, para encontrar solução para os problemas apresentados na escola... Ao ser questionada afirma que “não pode fazer feio na matemática”, pois tem um amigo professor.
Conversou sobre a importância respeitar e incentivar a criança a desenvolver sua própria estratégia de compreensão e resolução dos problemas. O professor pode – deve – apresentar opções, caso o aluno/a não tenha e para ampliar os horizontes.
Informou sobre a adoção do diário online (esse bendito), um tipo de diário de bordo, como forma de registro das aulas e das atividades a serem realizadas... “o diário online na formação do pedagogo em matemática”: esta é a ideia geral do uso desta forma de avaliação.
As famigeradas AB1 e AB2: as avaliações serão feitas por meio de uma diversidade de modos: o diário online, a presença e participação em sala de aula, avaliações individuais, oficinas temáticas, aplicação da sequência didática (SD) proposta.
A aplicação da SD, cujo roteiro será fornecido pelo professor, será realizada em dia de melhor conveniência para o grupo. Contudo o dia 22/11 não haverá aula (obaaaaaa!) para que, caso o grupo tenha algum problema de data, utilize este dia.
Os grupos de trabalho também foram definidos.
A ementa e o cronograma da disciplina estarão no SIEWEB...
E essa foi a noite do primeiro dia!