Pular para o conteúdo principal

O ensino da matemática na Educação Infantil


30/08/2022

Conversamos hoje o ensino da matemática na EI... aliás, como está no título 😉

O professor conduziu e provocou o diálogo utilizando um vídeo, e também imagens e comentários de três sequências didáticas que desenvolveu. Foi enriquecedor, relevante por possibilitar distintas conexões com práticas vivenciadas e divertido (quase cantamos "pintinho amarelinho") 🙈🙉🙊

O vídeo: foram apresentadas distintas sequências didáticas utilizando jogos em sala de aula trabalhando aspectos da matemática. Lembro de três:

-Construção de uma "cama de gato" (uma teia) com barbante. Cada aluno estava identificado com um número. O objetivo principal da professora foi ampliar o conhecimento a respeito da sequência numérica. A criança tinha que passar o barbante identificando e dizendo o número da criança que iria receber, seguindo a sequência numérica proposta.

-Preparo de um bolo. 😋😋😋. Usou esta deliciosa atividade para trabalhar noções de medidas: capacidade e volume. A professora, enquanto fazia o bolo, conversava com as crianças, dizendo a receita e fazendo perguntas: quanto cabe? quanto pesa? será que vai caber? quanto pode caber aqui? quem/onde tem mais, menos? qual/o quê é maior, menor? que material (para medida) devo utilizar? E as crianças eram persuadidas a pensar, comparar, inferir, estimar e, é claro, responder. Muito bom!

-Contagem dos copos. A professora convidou a turma de crianças para contar os copos de toda a turma. Dos alunos presentes naquele dia, os copos ficavam de um jeito, dos ausentes, de outro. Após separar os copos dos presentes e os ausentes, as crianças diziam a contagem na medida em que a professora pegava cada copo dos presentes.

Todas as sequências apresentaram a resolução de problemas como base da estratégia de ensino, como forma de aguçar a reflexão das crianças através de atividades concretas, manipulativas, utilizando materiais do cotidiano delas. Como disse o professor Carloney, "estas estratégias ajudam a dar sentido ao que se faz, ao que se ensina em sala de aula". Como destacado pelo professor, o vídeo também demonstrou que através de atividades simples, baratas, com objetos do cotidiano é possível trabalhar a matemática na EI.

As atividades no vídeo foram comentadas pela professora XXX, tendo como fundamento as ideias de Piaget.

Fazendo uma espécie de parêntesis, o professor Carloney abordou a importância de aprendermos, nos estágios supervisionados, a reger uma sala de aula. Temos trabalhado mais com projetos de intervenção, mas deveríamos investir mais na regência.

As sequências didáticas: após estes comentários, apresentou três SD com atividades trabalhadas por ele, em turmas distintas de EI, em escolas particulares e públicas.

Abordou a importância de:

-Sempre tomar o sujeito, nesse caso a criança, como centro do processo de ensino-aprendizagem;

-Propor e desenvolver atividades tendo em mente a relação entre o espaço vivido, o espaço percebido e o espaço concebido pela criança;

-A inserção de conceitos matemáticos é possível em qualquer atividade, mas sempre de forma integrada, sem forçar a barra: contação de histórias, educação física, etc.;

-Nas SD, utilizar sempre elementos que fazem parte do cotidiano das crianças.

E essa foi a noite do terceiro dia! 

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina 2: Pizzaria das frações

 18/10/2022 O conteúdo foi preparado pensando em uma turma da 3° ano do ensino fundamental. A equipe trabalhou com os conceitos de 1/3 ou terça parte, 1/2 ou metade e 1/4 ou quarta parte

Oficina 1: Bomboniere dos números decimais

 11/10/2022 Uma oficina bem agitada. Teve atividade coletiva: o bingo. Também, atividade na internet na forma de jogo on line . Perguntas x resposta. Foram 10 perguntas com 4 opções de resposta cada, mas somente uma certa. Ganhava quem respondesse a maior quantidade de respostas certas em um menor tempo. A última atividade, fechando a oficina, foi a representação de um mercadinho de guloseimas. Ir ao mercado geralmente é uma boa experiência para as crianças. Procuraram fazer isso. Confeccionaram dinheiro (notas de 5 reais) e distribuíram entre nós para comprarmos no mercado. O desafio era comprar os produtos, fazer a conta do valor das compras e a conta do troco. E teve brinde...

Sequência didática

 24/11/2022 A sequência foi realizada no dia 24 de novembro de 2022, em uma turma do 3º ano do Colégio Francisco de Paula, localizado no Benedito Bentes. Participaram da atividade 8 alunos com idades entre 8 e 9 anos. Segue o registro da realização dela. A princípio as crianças ficaram bem curiosas sobre o que seria feito e qual o tipo de atividade que seria passada para elas. Após entregar as fichinhas com a situação-problema, percebemos que algumas delas estavam mais interessadas em dividir os confeitos entre si do que realizar a atividade, um dos meninos da turma falou que não gostava muito de matemática e apresentou uma pequena resistência em realizar a atividade, mas, por fim, deu tudo certo.  A sequência didática teve como objetivo trabalhar com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais a ideia de Terça Parte , bem como relacionar esta ideia com o triplo de determinada quantidade. Além disso, procuramos possibilitar a exploração desse conceito por meio de m...