30/08/2022
Conversamos hoje o ensino da matemática na EI... aliás, como está no título 😉
O professor conduziu e provocou o diálogo utilizando um vídeo, e também imagens e comentários de três sequências didáticas que desenvolveu. Foi enriquecedor, relevante por possibilitar distintas conexões com práticas vivenciadas e divertido (quase cantamos "pintinho amarelinho") 🙈🙉🙊
O vídeo: foram apresentadas distintas sequências didáticas utilizando jogos em sala de aula trabalhando aspectos da matemática. Lembro de três:-Construção de uma "cama de gato" (uma teia) com barbante. Cada aluno estava identificado com um número. O objetivo principal da professora foi ampliar o conhecimento a respeito da sequência numérica. A criança tinha que passar
o barbante identificando e dizendo o número da criança que iria receber, seguindo a sequência numérica proposta.
-Preparo de um bolo. 😋😋😋. Usou esta deliciosa atividade para trabalhar noções de medidas: capacidade e volume. A professora, enquanto fazia o bolo, conversava com as crianças, dizendo a receita e fazendo perguntas: quanto cabe? quanto pesa? será que vai caber? quanto pode caber aqui? quem/onde tem mais, menos? qual/o quê é maior,
menor? que material (para medida) devo utilizar? E as crianças eram persuadidas a pensar, comparar, inferir, estimar e, é claro, responder. Muito bom!
-Contagem dos copos. A professora convidou a turma de crianças para contar os copos de toda a turma. Dos alunos presentes naquele dia, os copos ficavam de um jeito, dos ausentes, de outro. Após separar os copos dos presentes e os ausentes, as crianças diziam a contagem na medida em que a professora pegava cada copo dos presentes.
Todas as sequências apresentaram a resolução de problemas como base da estratégia de ensino, como forma de aguçar a reflexão das crianças através de atividades concretas, manipulativas, utilizando materiais do cotidiano delas. Como disse o professor Carloney, "estas estratégias ajudam a dar sentido ao que se faz, ao que se ensina em sala de aula". Como destacado pelo professor, o vídeo também demonstrou que através de atividades simples, baratas, com objetos do cotidiano é possível trabalhar a matemática na EI.
As atividades no vídeo foram comentadas pela professora XXX, tendo como fundamento as ideias de Piaget.
Fazendo uma espécie de parêntesis, o professor Carloney abordou a importância de aprendermos, nos estágios supervisionados, a reger uma
sala de aula. Temos trabalhado mais com projetos de intervenção, mas deveríamos
investir mais na regência.
As sequências didáticas: após estes comentários, apresentou três SD com atividades trabalhadas por ele, em turmas distintas de EI, em escolas particulares e públicas.
Abordou a importância de:
-Sempre tomar o sujeito, nesse caso a criança, como centro do processo de ensino-aprendizagem;
-Propor e desenvolver atividades tendo em mente a relação entre o espaço vivido, o espaço percebido e o espaço concebido pela criança;
-A inserção de conceitos matemáticos é possível em qualquer atividade, mas sempre de forma integrada, sem forçar a barra: contação de histórias, educação física, etc.;
-Nas SD, utilizar sempre elementos que fazem parte do cotidiano das crianças.
E essa foi a noite do terceiro dia!