27/09/2022
A observação e manipulação do concreto vai favorecer a correspondência com as estruturas mentais da criança.
A escala, composta a partir de barrinhas coloridas, foi criada pelo professor belga Emile-Georges Cuisenaire (1891–1980).
Para saber mais clique aqui
Algumas características e dicas:
-A escala não está elaborada na
perspectiva da escala decimal, mas para que se tenha a possibilidade de
trabalhar distintas questões da matemática;
-A ideia principal é a da
sobreposição para se trabalhar as quatro operações;
-Como saber se o número é par ou
ímpar? Posso tomar o 2 como referência de par e, na sobreposição verificar se é
par ou ímpar. Se sobra, ímpar, se não, par.
-Para trabalhar a soma, vou
agregando peças aproveitando todas as possibilidades da operação proposta. No
caso da subtração, tomo com referência o maior para que, com a sobreposição ou
o ladeamento, identificar quanto fica se retirar determinada quantidade
-No caso da multiplicação, o
material serve somente para contas de uma ordem. Não é como o ábaco ou o
material dourado. De novo a sobreposição ou o ladeamento (linhas paralelas) é o
recurso para fazer a conta.