04/10/2022
Foram duas questões... somente duas. Mas pense!
QUESTÃO 1: De acordo com o Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998) e a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC, 2017), as crianças, desde o nascimento, estão imersas
em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. Essa
vivência inicial favorece a elaboração de conhecimentos matemáticos. Fazer
matemática é expor ideias próprias, escutar as dos outros, formular e comunicar
procedimentos de resolução de problemas, confrontar, argumentar e procurar
validar seu ponto de vista, antecipar resultados de experiências não
realizadas, aceitar erros, buscar dados que faltam para resolver problemas,
entre outras coisas. Tomando como base esse contexto, de que modo trabalhar com
o ensino de Matemática na Educação Infantil buscando fazer relação com o
conhecimento físico, lógico-matemático e social?
QUESTÃO 2: “Incentivar os alunos a buscarem diferentes formas de resolver problemas permite uma reflexão mais elaborada sobre os processos de resolução, sejam eles através de algoritmos convencionais, desenhos, esquemas ou até mesmo através da oralidade. Aceitar e analisar as diversas estratégias de resolução como válidas e importantes etapas do desenvolvimento do pensamento permitem a aprendizagem pela reflexão e auxiliam o aluno a ter autonomia e confiança em sua capacidade de pensar matematicamente” (SMOLE; DINIZ, 2001, p. 121). Comente a afirmação.