Pular para o conteúdo principal

Prova

    04/10/2022

Foram duas questões... somente duas. Mas pense!

QUESTÃO 1: De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), as crianças, desde o nascimento, estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. Essa vivência inicial favorece a elaboração de conhecimentos matemáticos. Fazer matemática é expor ideias próprias, escutar as dos outros, formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas, confrontar, argumentar e procurar validar seu ponto de vista, antecipar resultados de experiências não realizadas, aceitar erros, buscar dados que faltam para resolver problemas, entre outras coisas. Tomando como base esse contexto, de que modo trabalhar com o ensino de Matemática na Educação Infantil buscando fazer relação com o conhecimento físico, lógico-matemático e social?

 

QUESTÃO 2: “Incentivar os alunos a buscarem diferentes formas de resolver problemas permite uma reflexão mais elaborada sobre os processos de resolução, sejam eles através de algoritmos convencionais, desenhos, esquemas ou até mesmo através da oralidade. Aceitar e analisar as diversas estratégias de resolução como válidas e importantes etapas do desenvolvimento do pensamento permitem a aprendizagem pela reflexão e auxiliam o aluno a ter autonomia e confiança em sua capacidade de pensar matematicamente” (SMOLE; DINIZ, 2001, p. 121). Comente a afirmação. 


Postagens mais visitadas deste blog

Oficina 2: Pizzaria das frações

 18/10/2022 O conteúdo foi preparado pensando em uma turma da 3° ano do ensino fundamental. A equipe trabalhou com os conceitos de 1/3 ou terça parte, 1/2 ou metade e 1/4 ou quarta parte

Oficina 1: Bomboniere dos números decimais

 11/10/2022 Uma oficina bem agitada. Teve atividade coletiva: o bingo. Também, atividade na internet na forma de jogo on line . Perguntas x resposta. Foram 10 perguntas com 4 opções de resposta cada, mas somente uma certa. Ganhava quem respondesse a maior quantidade de respostas certas em um menor tempo. A última atividade, fechando a oficina, foi a representação de um mercadinho de guloseimas. Ir ao mercado geralmente é uma boa experiência para as crianças. Procuraram fazer isso. Confeccionaram dinheiro (notas de 5 reais) e distribuíram entre nós para comprarmos no mercado. O desafio era comprar os produtos, fazer a conta do valor das compras e a conta do troco. E teve brinde...

Sequência didática

 24/11/2022 A sequência foi realizada no dia 24 de novembro de 2022, em uma turma do 3º ano do Colégio Francisco de Paula, localizado no Benedito Bentes. Participaram da atividade 8 alunos com idades entre 8 e 9 anos. Segue o registro da realização dela. A princípio as crianças ficaram bem curiosas sobre o que seria feito e qual o tipo de atividade que seria passada para elas. Após entregar as fichinhas com a situação-problema, percebemos que algumas delas estavam mais interessadas em dividir os confeitos entre si do que realizar a atividade, um dos meninos da turma falou que não gostava muito de matemática e apresentou uma pequena resistência em realizar a atividade, mas, por fim, deu tudo certo.  A sequência didática teve como objetivo trabalhar com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais a ideia de Terça Parte , bem como relacionar esta ideia com o triplo de determinada quantidade. Além disso, procuramos possibilitar a exploração desse conceito por meio de m...