Pular para o conteúdo principal

Oficina 3: Porcentagem

 25/10/2022



A equipe 100% brincou com os números e com as letras. Soltou logo uma poesia, um cordel, afinal estamos em Alagoas...


E a partir daí, trabalharam o conteúdo que definiram. Mostraram a porcentagem no dia a dia, nas reportagens dos jornais, no uso da calculadora, a relação com as frações (terço, quarta parte, metade...), e jogos, muitos jogos e desafios.

No final, um feirão de descontos. Tínhamos que escolher um produto e dizer o preço final, considerando o desconto proposto em percentual.





Postagens mais visitadas deste blog

Oficina 2: Pizzaria das frações

 18/10/2022 O conteúdo foi preparado pensando em uma turma da 3° ano do ensino fundamental. A equipe trabalhou com os conceitos de 1/3 ou terça parte, 1/2 ou metade e 1/4 ou quarta parte

Oficina 1: Bomboniere dos números decimais

 11/10/2022 Uma oficina bem agitada. Teve atividade coletiva: o bingo. Também, atividade na internet na forma de jogo on line . Perguntas x resposta. Foram 10 perguntas com 4 opções de resposta cada, mas somente uma certa. Ganhava quem respondesse a maior quantidade de respostas certas em um menor tempo. A última atividade, fechando a oficina, foi a representação de um mercadinho de guloseimas. Ir ao mercado geralmente é uma boa experiência para as crianças. Procuraram fazer isso. Confeccionaram dinheiro (notas de 5 reais) e distribuíram entre nós para comprarmos no mercado. O desafio era comprar os produtos, fazer a conta do valor das compras e a conta do troco. E teve brinde...

Sequência didática

 24/11/2022 A sequência foi realizada no dia 24 de novembro de 2022, em uma turma do 3º ano do Colégio Francisco de Paula, localizado no Benedito Bentes. Participaram da atividade 8 alunos com idades entre 8 e 9 anos. Segue o registro da realização dela. A princípio as crianças ficaram bem curiosas sobre o que seria feito e qual o tipo de atividade que seria passada para elas. Após entregar as fichinhas com a situação-problema, percebemos que algumas delas estavam mais interessadas em dividir os confeitos entre si do que realizar a atividade, um dos meninos da turma falou que não gostava muito de matemática e apresentou uma pequena resistência em realizar a atividade, mas, por fim, deu tudo certo.  A sequência didática teve como objetivo trabalhar com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais a ideia de Terça Parte , bem como relacionar esta ideia com o triplo de determinada quantidade. Além disso, procuramos possibilitar a exploração desse conceito por meio de m...